Hospital Notre Dame São Sebastião: Enfrentamento à pandemia

#PortalEstáEmTudo


Hospital Notre Dame São Sebastião chama a atenção para o grave momento vivenciado.


O Hospital Notre Dame São Sebastião vem alertando as autoridades regionais e estaduais acerca de quão crítico é, no que diz respeito à pandemia provocada pelo novo coronavírus, o momento vivenciado atualmente. Entre os dados que levam a administração hospitalar, o seu corpo clínico e os demais responsáveis pelo atendimento e pelo tratamento dos pacientes com sintomas de Covid-19 a adverti-los estão:


- a Unidade de Tratamento Intensivo para infectados pelo vírus atua acima da sua capacidade há mais de 30 dias;


- o aumento na gravidade dos quadros apresentados por pacientes internados com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 demanda um maior volume de materiais, medicamentos, oxigênio medicinal e recursos humanos;


- o consumo de oxigênio duplicou no mês de março e nos primeiros dias de abril, comprometendo o estoque regular e de segurança;


- o maior uso de medicamentos e materiais utilizados em Tratamento Intensivo provoca a sua escassez, reduzido a níveis preocupantes os estoques da instituição.


Mesmo assim, enquanto porta de entrada para o devido atendimento médico-hospitalar a pacientes provenientes de diversos municípios da região e do Estado do Rio Grande do Sul, o Hospital Notre Dame São Sebastião atendeu e segue atendendo a todos aqueles que precisaram de internação, prezando pela prática médica humanizada e segura.


Apelo às autoridades:


Diante da criticidade da situação, a Direção do Hospital Notre Dame São Sebastião recorre às autoridades competentes, em busca de:


- apoio imediato para a transferência dos pacientes que estão cadastrados no Sistema de Gestão de Internações do Rio Grande do Sul (Gerint/RS), visando reduzir o consumo de oxigênio a níveis seguros e, dessa forma, garantir o atendimento ideal aos pacientes hospitalizados;


- destinação emergencial de medicações do “kit intubação”, para que a casa de saúde continue atendendo aqueles pacientes que não apresentam condições de serem transferidos.


Apelo à comunidade regional:


A instituição ainda clama aos cidadãos para que sejam rigorosos no seguimento às medidas de prevenção à Covid-19: higienizem correta e frequentemente as mãos, usem adequadamente a máscara de proteção individual e evitem todo tipo de aglomeração.


Compromisso:


O Hospital Notre Dame São Sebastião reafirma o seu compromisso com um atendimento segundo os critérios técnicos pertinentes. Portanto, a sua preocupação e os seus esforços concentram-se na manutenção da assistência segura.


Fonte: Hospital Notre Dame São Sebastião