Governador anuncia Sistema 3As de Monitoramento, que substitui modelo de bandeiras

#PortalEstáEmTudo


Na tarde desta sexta-feira (14), o governador Eduardo Leite anunciou o novo sistema de monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul.


Os novos protocolos vêm para substituir o modelo de Distanciamento Controlado, que antes determinava, semanalmente, uma cor de bandeira para cada uma das 21 Regiões Covid.


Intitulado Sistema 3As de Monitoramento, a mudança, de acordo com Leite, tem o objetivo de ampliar a participação dos prefeitos e simplificar o monitoramento de indicadores e protocolos.


3As: Aviso, Alerta e Ação


Quando uma região estiver em AVISO, o comitê técnico de saúde estadual, ao detectar uma tendência de piora nos indicadores, fará um primeiro aviso – no entanto, isso não gera obrigação de resposta ou troca de protocolos. É definido como uma “chamada de atenção”.


No ALERTA, há detecção de uma tendência mais grave e a região é alertada e passa a ser monitorada. Neste patamar, a região tem 48h para responder sobre o quadro regional (como aumento de internações, por exemplo).


Se a resposta for adequada e aceita pelo comitê estadual, a proposta é aplicada e divulgada.


Caso não haja entendimento, o nível AÇÃO é ativado, o que significa que o Estado poderá tomar providências e intervir na região, na tentativa de reverter esse cenário mais grave.


Publicação diária de boletins


Por meio do novo portal do monitoramento, o Governo do Estado vai publicar, diariamente, boletins epidemiológicos com informações completas da situação da pandemia em cada uma das 21 Regiões Covid.


Serão monitorados dados de casos confirmados, óbitos, hospitalizações e vacinação.


Com informações Diário da Manhã




WhatsApp-icone.png