Gov RS: Ferramenta indica horários com menor movimento para ir a supermercado e farmácias

#PortalEstáEmTudo


O Governo do Rio Grande do Sul disponibilizou através da Nota Gaúcha, a ferramenta “Melhor Hora Nota Gaúcha”, no qual irá indicar quais os horários com menor nível de lotação para fazer compras. A consulta se torna ainda mais útil neste momento em que se deve evitar aglomerações.


Os dados são baseados nas Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) emitidas pelos locais, que dão o histórico da movimentação em cada faixa de horário. Desde o início da pandemia, a Receita Estadual vem implementando uma série de iniciativas para ajudar no combate ao coronavírus no Estado. O Melhor Hora é uma delas e foi desenvolvida em parceria com a Procergs.


O mecanismo pode ser acessado tanto no computador como no celular, por meio do site. A ferramenta foi lançada pela Receita Estadual em julho de 2020.


A utilização do Melhor Hora Nota Gaúcha é bastante simples. Os resultados são apresentados na forma de gráfico, com exibição dos níveis de fluxo, horário de pico e duas sugestões de melhor hora para ir ao local. O sistema leva em consideração o dia da semana e hora da pesquisa, destacando os próximos momentos de menor movimento para realizar as compras.


O usuário também pode alterar o dia da semana caso queira conferir os fluxos previstos nos dias seguintes, por exemplo. Como as informações são calculadas com base em dados históricos e análises estatísticas, podem não refletir a real ocupação de um local específico.


Como funciona o Melhor Hora Nota Gaúcha


1) Acesse o Melhor Hora Nota Gaúcha via computador ou celular no endereço www.nfg.sefaz.rs.gov.br/melhorhora


2) Escolha o tipo de comércio que você deseja pesquisar, como mercados/supermercados e farmácias.


3) Selecione uma cidade entre os 497 municípios do Rio Grande do Sul e o respectivo bairro (opcional) para pesquisa.


4) Por fim, escolha um estabelecimento da lista (digite o nome do local desejado para filtrar as opções e facilitar a busca).


5) Confira a melhor hora para ir ao local e evite aglomerações. Alterne o dia da semana pra conferir as estimativas para outros momentos.


Fonte: Diário da Manhã

WhatsApp-icone.png