Distribuição de câmaras de conservação de vacinas prossegue no interior

#PortalEstáEmTudo


A entrega das 310 câmaras de refrigeração para 194 municípios continuou nesta segunda-feira (17/5). Um caminhão transportando 18 equipamentos chegou à 14ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Santa Rosa, distribuindo a carga para 15 municípios da regional.


Barão de Cotegipe, da 11ª CRS, Santo Ângelo, da 12ª CRS, Venâncio Aires, da 13ª CRS, e Palmeira das Missões, na 15ª CRS, também receberam equipamentos.


Em Palmeira das Missões, participaram da entrega de três câmaras o coordenador da regional, Fernando De Carli, o prefeito Evandro Massing e o vice-prefeito Regis Lorenzoni.


Na última semana, nos dias 13 e 14, uma série de municípios recebeu os equipamentos. Em Lagoa Vermelha, o coordenador da 6ª CRS, Marcelo Pacheco, entregou duas. Com isso, o município ficou com 100% das Unidades de Saúde com possibilidade de armazenamento de imunizantes e medicamentos.


Em Sananduva, também da 6ª CRS, estiveram presentes para o recebimento o prefeito em exercício, Vermelho Pansera, a secretária da Saúde, Karen Raymundi Fincato, e o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Getelina.


A primeira remessa foi distribuída em 11 de maio, em ato simbólico em Porto Alegre, que contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Saúde, Arita Bergmann. Naquele dia, foram entregues 52 câmaras frias a 29 municípios da 1ª CRS.


As câmaras frias são destinadas para a conservação de vacinas e medicamentos. Fazem parte da Rede de Frio do Plano Nacional de Imunizações (PNI), que agora, com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos, ganha mais qualificação.


Os critérios para a escolha dos municípios foram, além de eles terem menos de 100 mil habitantes, contarem com sala de vacinas e sistema de informação oficial do Ministério da Saúde implantado para registro de vacinados e movimentação de imunobiológicos, além de não estar equipado com câmara refrigerada.


Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul



WhatsApp-icone.png