Defesa Civil emite alerta de temporal e chuva de granizo no Rio Grande do Sul

#PortalEstáEmTudo



O calor que marcou o último final de semana e que segue presente no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira está prestes a ir embora. As Defesas Civis do Estado e de Porto Alegre emitiram hoje um alerta de temporal para as próximas 24 horas. Existe a possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento de 70 km/h.


Temporais já foram registrados na Argentina e estão avançando em direção ao Uruguai. A MetSul Meteorologia relatou que vendavais podem ocorrer no Rio Grande do Sul. A hora estimada da chegada da chuva em solo gaúcho ainda não está definida. O modelo WRF indica que a precipitação já estaria presente no Estado, no Oeste e no Sul gaúcho. Nas demais regiões, a instabilidade deve se fazer presente da tarde para a noite.


Já os modelos rodados na Europa como o ECMWF e o alemão Icon projetam a chuva da tarde para a noite desta segunda no Oeste, no Centro e no Sul e nas demais regiões do Estado apenas na terça. Todos os modelos numéricos, entretanto, indicam a possibilidade de chuva localmente forte ou torrencial com elevados volumes em curtos períodos, o que pode causar alagamentos, mas com grande variabilidade em acumulados de um ponto para outro e baixos em muitos locais mais a Leste do Estado.



WhatsApp-icone.png