Chegada do inverno: estação não será rigorosa e deve ter temperaturas acima da média

#PortalEstáEmTudo


Na próxima segunda-feira (21), inicia o inverno no Hemisfério Sul. A estação mais fria do ano, especialmente em território gaúcho, no entanto, não deve ser de frio severo, conforme informações do meteorologista Luiz Fernando Nachtigall.


“O frio é normal que aconteça nesse período, não vai ser um inverno rigoroso, não esperamos ondas de frio prolongadas”, afirma. “Maio foi um mês com muito frio, acima do normal – mas a estação em si não deve ser rigorosa”.


Conforme o especialista, as ondas de frio mais forte não serão duradouras, o que contribui para um inverno mais leve e algumas temperaturas, inclusive, devem ficar acima da média em determinados pontos do estado e da região Norte.


Precipitação

Em um momento em que a falta de chuvas preocupa o país, a previsão é que a situação ainda não seja completamente normalizada na região. “A expectativa para a precipitação é que fique irregular e abaixo do normal durante a estação”, pontua Nachtigall.


Projeções indicam que julho poderá ter chuvas acima do normal, mas agosto e setembro serão de precipitação irregular, com um prognóstico que aponta para chuvas abaixo da média histórica para o inverno.


Fonte: Diário da Manhã



WhatsApp-icone.png