Brasil pode ter 4 mil mortes diárias por coronavírus no fim de abril, afirmam especialistas

#PortalEstáEmTudo


O número de mortos pela Covid-19 no Brasil pode chegar a 4 mil por dia até o fim de abril. A previsão é da Rede Análise Covid, que reúne especialistas de diferentes áreas para interpretar os dados oficiais sobre a pandemia.


A análise coincide com a avaliação da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Em mais um boletim extraordinário, a instituição afirmou que o Brasil vive “o maior colapso sanitário e hospitalar da história”. A média de óbitos pela doença no País ultrapassou a marca de 2 mil nesta semana.


Pela primeira vez desde o início da pandemia, os números de novos casos e mortes pela Covid-19 crescem exponencialmente em todos os Estados. Esse é um indicador importante de que a doença está fora de controle, segundo o coordenador da Rede Análise Covid, o cientista de dados Isaac Scharstzhaup.


“Como a doença veio de fora, ela chegou de avião, inicialmente às principais capitais e começou a se espalhar de cidade em cidade, na metade do ano passado, muitas capitais estavam sofrendo, mas havia muitas cidades do interior em que não havia sequer um caso da doença. A distribuição dos casos era muito díspare”, explicou Scharstzhaup.


“Agora, desde a virada do ano, a tendência de aumento é geral. O que muda de um Estado para o outro é apenas a velocidade de transmissão”, concluiu.


Fonte: Jornal O Sul

WhatsApp-icone.png