
Auxílio Emergencial 2021: governo libera ferramenta para consulta de quem terá direito de receber

A nova rodada do Auxílio Emergencial começa a ser paga em meados de abril, serão quatro parcelas de, em média, R$ 250 reais. Todavia, agora para facilitar o processo e diminuir as filas, os beneficiários poderão consultar se vão ou não ter direito de receber as novas parcelas do programa.
De acordo com o Ministério da Cidadania, a elegibilidade ao auxílio emergencial ainda está sendo processada pela Dataprev e estima-se que a partir de 1º de abril, cada beneficiário poderá verificar se vai receber ou não o benefício no Portal de Consultas da Dataprev.
O processo de consulta é bem simples, basta informar:
Nome completo;
CPF;
Nome da mãe (caso não tenha basta marcar a opção Mãe desconhecida);
Data de nascimento.
Vale ressaltar que, o site é apenas para consulta, as novas regras do auxílio emergencial 2021 não permite o cadastro para novos beneficiários.
"O auxílio emergencial 2021 será concedido ao trabalhador que estava recebendo, em dezembro de 2020 e que cumpra as regras da Medida Provisória 1039", diz o comunicado da pasta".
Para beneficiários que estão dentro do programa Bolsa Família, o primeiro pagamento será no dia 16 de abril. Para os demais, o governo ainda não divulgou as datas.
Quem vai receber?
Pelas novas regras, o auxílio só será pago a famílias com renda total de até três salários mínimos por mês, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário ter sido aprovado para receber o benefício em 2020, pois não haverá nova fase de inscrições.
Para quem está no Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso. A pessoa receberá o benefício com maior valor, seja a parcela paga no âmbito do programa, seja o valor do Auxílio Emergencial. O beneficiário será notificado se houver alteração.
Fonte: Diário da Manhã