Assembleia repassa R$ 5 milhões a 55 pronto atendimentos que recebem pacientes de Covid

#PortalEstáEmTudo


Um aporte de R$ 5 milhões do orçamento da Assembleia Legislativa (AL) está sendo repassado para o governo do Estado para garantir custeio de manutenção de 55 pronto atendimentos municipais que recebem exclusivamente pacientes de Covid-19. O ato de assinatura do repasse foi realizado na manhã desta quinta-feira (18/3) na presidência da AL com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann.


Conforme o presidente da Assembleia, deputado estadual Gabriel Souza, esse valor é resultado da economia realizada pelo Legislativo nos meses de janeiro e fevereiro, com o objetivo de colaborar no enfrentamento à pandemia. “Será uma importante ajuda para os municípios que atualmente estão mantendo o custeio destas unidades para garantir o atendimento de pacientes com Covid-19”, afirmou.


“Diante de tantos desafios neste momento em que passamos pela maior crise sanitária, é de suma importância alcançar esses valores para os municípios que mantêm esta estrutura de atendimento à população, por 24 horas, sete dias da semana, e que sempre foram financiados com os próprios recursos municipais”, destacou Arita.


Segundo a secretária, com o crescimento da demanda, aumentou o custo dos serviços, da medicação e a necessidade de ampliar as equipes de atendimento. “Essa iniciativa demonstra que a Assembleia Legislativa está sensível às necessidades dos municípios na manutenção e custeio desses serviços de pronto atendimento no Estado”, disse.


Também participaram do ato a vice-presidente da AL, deputada Kelly Moraes, a presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputada Zilá Breitenbach, ambas de forma presencial, e outros parlamentares virtualmente.


Municípios beneficiados Arambaré Arroio do Sal Arroio Grande Áurea Balneário Pinhal Barão de Cotegipe Barra do Ribeiro Benjamin Constant do Sul Bento Gonçalves Bossoroca Capão da Canoa Capão do Leão Cerro Grande do Sul Chuí Cidreira Cristal Eldorado do Sul Entre Rios do Sul Garibaldi Hulha Negra Imbé Independência Ivoti Machadinho Mariano Moro Montenegro Nova Santa Rita Palmares do Sul Panambi Passo Fundo Pedras Altas Pelotas Porto Alegre Redentora Restinga Seca Rosário do Sul Santana da Boa Vista Santa Cruz do Sul Santa Maria Santa Maria do Herval Santiago Santo Ângelo São Borja São José do Hortêncio São Leopoldo São Valentim Sapiranga Sarandi Sentinela do Sul Tapes Tavares Terra de Areia Torres Turuçu Xangri-Lá


Fonte: Portal do Estado do Rio Grande do Sul