Alerta para a comunidade de Quinze de Novembro: 36% da população possui Hipertensão e/ou Diabetes

#PortalEstáEmTudo



O Departamento Municipal de Saúde de Quinze de Novembro divulgou dados importantes sobre o acompanhamento dos Grupos de Saúde. Os grupos são compostos pelos munícipes diagnosticados com hipertensão e/ou diabetes, que realizam acompanhamento mensal para acompanhar o estado de saúde e também recebem os medicamentos de forma gratuita.


Chama a atenção o alto índice da população que possui estas comorbidades. De acordo com a estimativa populacional divulgada pelo IBGE em 2020, a população do município é de 3.803 habitantes. Destes, 1.369 estão inscritos como hipertensos e/ou diabéticos.


Com o objetivo de auxiliar estas pessoas a cuidarem da saúde, fortalecendo a importância de um estilo de vida saudável para evitar complicações, é realizado o acompanhamento através dos Grupos de Saúde. Os grupos realizam encontros mensais com palestras de orientação, aferição da pressão arterial e do índice de glicose, e distribuição dos medicamentos. No ano de 2020, as atividades foram readequadas conforme as recomendações para prevenção do contágio pelo novo coronavírus.


Atualmente, são 10 grupos de saúde, divididos por localidades. Nestes grupos, são oferecidos 54 tipos de medicamentos, destacando-se pela quantidade distribuída os seguintes fármacos:

  • Sinvastatina 20mg: 96.910 comprimidos/ano (para tratamento de colesterol)

  • Metformina 850 mg: 60.640 comprimidos/ano (para tratamento da diabetes)

  • Enalapril 10mg: 47.600 comprimidos/ano (para tratamento da hipertensão)

  • Losartana 50mg: 60.000 comprimidos/ano (para tratamento da hipertensão)


Além das atividades nos grupos, o Departamento Municipal de Saúde realiza diversas ações de saúde preventiva, visando reduzir o número de pacientes hipertensos e diabéticos. Para a parcela da população que se encontra nestes grupos, as orientações também são constantes para incentivá-los a adotar hábitos saudáveis de vida, como a prática de atividades físicas e alimentação saudável. O Centro de Convivência com piscina aquecida que está sendo construído será mais uma opção de trabalho preventivo na área da saúde para os munícipes de Quinze de Novembro.



Para mais informações e esclarecimentos, os munícipes devem consultar a Unidade Básica de Saúde pelos telefones (54) 3322-1077, 3322-1160 ou whats app: 9 9206-7280

WhatsApp-icone.png